Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Erro

Falha no Ibope tira cinco pontos do Jornal Nacional e de Babilônia

Reprodução/TV Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional; falha no Ibope tirou audiência de telejornal - Reprodução/TV Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos no Jornal Nacional; falha no Ibope tirou audiência de telejornal

PAULO PACHECO

Publicado em 24/3/2015 - 16h36

Uma falha no Ibope tirou cinco pontos do Jornal Nacional e da novela Babilônia na noite de segunda-feira (23). O telejornal havia marcado 20 pontos nos dados preliminares. Seria um dos piores desempenhos da história. Porém, no consolidado, divulgado nesta terça (24), marcou 25,3. A novela das 21h saltou de 23,3 na prévia para 28,7 no consolidado. É normal a audiência de um programa variar um ponto da prévia para o consolidado, mas não cinco. No caso do JN, a "margem de erro" foi de 20%.

As novelas Carrossel e Os Dez Mandamentos também foram prejudicadas. A reprise do SBT subiu de 9,3 para 11,8. A estreia da Record, de 9,7 para 12,1. 

Segundo o Ibope, houve uma instabilidade no servidor de processamento das audiências em tempo real, utilizadas para calcular a média preliminar dos programas. A falha aconteceu a partir das 18h de segunda na Grande São Paulo, principal mercado do país. Foi a segunda falha do instituto em uma semana. No dia 16, erro no cadastro de programas atrasou a divulgação de audiência em sete horas.

O problema, de acordo com o Ibope, foi resolvido, porém os números consolidados demoraram quase duas horas a mais para serem enviados às emissoras na tarde de hoje.

Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.