Balanço

Esportes e Donald Trump dominam lista das maiores audiências na TV dos EUA

Divulgação/NFL

O quarterback Tom Brady durante o Super Bowl 51, a final da NFL realizada no ano passado - Divulgação/NFL

O quarterback Tom Brady durante o Super Bowl 51, a final da NFL realizada no ano passado

REDAÇÃO - Publicado em 02/01/2018, às 17h49

Em 2017, o presidente Donald Trump atraiu um número de telespectadores nos Estados Unidos comparável ao de jogos da NFL (liga profissional de futebol americano), a galinha dos ovos de ouro da TV. Trump e o esporte da bola oval, juntamente com a final do campeonato de beisebol, foram 14 das 15 maiores audiências no território americano.

O polêmico presidente discursou para 47,7 milhões de telespectadores no mês de março, em sua primeira fala ao Congresso. O número o colocou na quarta posição da lista que foi divulgada pelo instituto de pesquisa Nielsen terça-feira (2). Só ficou atrás de três jogos decisivos da NFL, entre eles o Super Bowl, disparado o líder do ranking com 111,3 milhões de telespectadores.

Trump surge também no nono lugar do ranking, com sua posse (em janeiro), e na 14ª posição pela sua fala sobre a nova estratégia americana no Afeganistão (em agosto).

A atração estranha nessa lista é a cerimônia do Oscar, na oitava posição. A 89ª edição da badalada premiação hollywoodiana foi marcada pela gafe na entrega do prêmio de melhor filme e registrou a pior audiência nos últimos nove anos: 32,9 milhões de telespectadores.

Séries fora do top 50
Com a lista, dá para ver o quanto a NFL é o programa preferido do norte-americano na TV. No top 50, são 37 jogos da liga. É um aumento de 32% em comparação ao ano de 2016: na ocasião, a NFL teve 28 das 50 maiores audiências.

As atrações não esportivas no top 50 são aquelas que precisam ser vistas ao vivo, caso contrário se perde a graça: Grammy (18ª), desfile de Ação de Graças (25ª) e Globo de Ouro (44ª).

A primeira produção roteirizada (série) só aparece na 58ª posição, ocupada pela estreia da 11ª temporada da comédiaThe Big Bang Theory: 17,7 milhões de telespectadores.

A Nielsen observou que cada vez mais o público tem optado por não assistir uma série assim que vai ao ar na TV. Em 2017, o consumo total de séries foi composto apenas por 70% do público ao vivo. Já nas partidas esportivas, essa taxa salta para 93%.

AS 15 MAIORES AUDIÊNCIAS DA TV NOS EUA, EM 2017

Programa Rede

Audiência

(em milhões de telespectadores)

New England x Atlanta (Super Bowl 51) Fox 111,3
Green Bay x Dallas (NFL) Fox 48,5
Pittsburgh x New England (NFL) CBS 48,0
Discurso de Donald Trump ao Congresso Várias 47,7
Green Bay x Atlanta (NFL) Fox 46,3
New York x Green Bay (NFL) Fox 39,3
Pittsburgh x Kansas City (NFL) NBC 37,1
89ª Oscar ABC 32,9
Posse de Donald Trump Várias 30,6
Miami x Pittsburgh (NFL) CBS 29,9
Houston x New England (NFL) CBS 29,8
Seattle x Atlanta (NFL) Fox 28,7
 Los Angeles x Houston (MLB) Fox 28,2
Discurso de Donald Trump sobre o Afeganistão Várias 27,8
New England x Pittsburgh (NFL) CBS 26,9

 

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Superbonita

Superbonita

Ficha técnica: Variedades, Brasil, 2006. Direção: Fernanda Novaes. Elenco: Karol Conka. Disponível no GNT Play e no Now.

Sinopse: Convidadas famosas, pessoas comuns, especialistas em saúde e cosmética e influenciadoras digitais dão suas opiniões sobre um tema relacionado à aparência e ao corpo feminino a cada episódio. Elas procuram expor suas experiências, suas inseguranças e suas dicas sobre os assuntos, na luta contra a ditadura da beleza e pela maior liberdade de expressão corporal.

Por que assistir: O programa, que já foi apresentado por personalidades como Taís Araújo, Luana Piovani e Ivete Sangalo, hoje é comandado pela cantora Karol Conka, que colabora com os debates de cada episódio fazendo raps sobre os temas. Superbonita ensina dicas práticas para incrementar o visual das telespectadoras e também insiste em um discurso totalmente voltado para a autoestima e a saúde da mulher, sem ditar regras de certo ou errado sobre beleza. 

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Plastificada

Fabíola Reipert com a Cobra Judite; ela voltará das férias com sem rugas no rosto - Reprodução/RecordTV Jornalista que vive cutucando as celebridades que apelam ao bisturi para aparentarem mais jovens, a fofoqueira Fabíola Reipert trocou suas férias no Balanço Geral por uma temporada em uma famosa clínica de cirurgia plástica de ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Mais um BBB vem por aí e...

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook