Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MILITÂNCIA SELETIVA

Primeiro beijo gay entre homens da história do BBB vira show de bifobia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Lucas Penteado e o economista Gilberto Nogueira se beijando na festa Holi Festival no BBB21, na madrugada deste domingo, na Globo

Lucas Penteado e Gilberto Nogueira derão um beijão na madrugada deste domingo (7) no BBB21

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2021 - 13h15

O primeiro beijo de língua entre homens da história do Big Brother Brasil --em 21 anos da existência do reality show-- virou um show de bifobia após Lumena Aleluia, Karol Conká, Pocah e Nego Di acusarem Lucas Penteado de usar Gilberto Nogueira como parte de uma estratégia para ganhar destaque dentro do BBB21. O quarteto invalidou a bissexualidade do ator.

Durante a festa Holi Festival, o ex-Malhação e o economista protagonizaram um beijo quente no meio da pista, chocando a todos os presentes com a troca de carinho. Diferentemente da alegria que Fiuk e Thaís Braz causaram quando ficaram rapidamente, a reação de vários participantes foi questionar as "reais" intenções de Lucas.

"Espero que não acabe aqui", declarou Penteado após o beijo em Nogueira, que ficou eufórico. Arcrebiano Araújo e Pocah ficaram sem reação, e o modelo ainda recebeu um elogio do ator. "Tu achou que era zoeira, tu é um gostoso!", brincou o intérprete de Fio na novela Malhação - Viva a Diferença (2017). 

Lucas se assumiu bissexual em conversa com Juliette Freire, e Lumena debochou dele, apesar de ser lésbica assumida. Revoltada com a cena, a psicóloga foi conversar com João Luiz Pedrosa na cozinha, procurando validação.

"Ele tá usando. Ele é falador e falador passa mal! Ele é palestrinha. João, eu tô errada?", questionou a DJ. Sem saber do que se tratava, o professor perguntou sobre o que ela estava falando. "O Lucas usando o Gil", completou ela. 

"Acho que não cabe a gente julgar a sexualidade dele", rebateu João. "Eu não tô julgando a sexualidade dele, mas o jogo e a estratégia de jogo dele", justificou Lumena. "Mas se ele utilizar disso para estratégia de jogo aí talvez seja um problema mesmo", concordou o professor. Em seguida, a baiana avaliou que Lucas estaria usando o movimento LGBTQ+ de palco.

Julgamento e desistência

Pouco depois, o artista ameaçou sair do BBB21 e começou a ser atacado pelas colegas de confinamento. Karol e Pocah ficaram gritando que também eram bissexuais. "Tem várias formas de se assumir", quis ensinar a funkeira. 

"Você não é especial, tem um monte de gente LGBT aqui. Você caiu na sua própria cilada, você não pegou a visão. Não adianta agenciar pauta aqui dentro, tem outras pessoas igual você, fica agenciando pauta, pautas sérias", esbravejou Lumena. 

"Você tá agenciando uma pauta coletiva em prol de um B.O. que é seu, individual, um corre individual, você tá agenciando uma luta histórica, coletiva, em prol de uma demanda egoica, da sua demanda egoica. Falo mesmo!", insistiu a militante, acusando-o de estar se apropriando da causa LGBTQ+.

"Vai achar que eu tô brincando com um bagulho que sou eu, porque eu não sei ser outra pessoa. E eu não vou conviver com outras pessoas que não aceitam quem sou eu", respondeu Penteado.

Após a desistência do jovem, Nego Di falou para Gilberto que o brother estava sendo usado pelo rival, além de dar sua opinião sobre o assunto. "Lucas nunca falou nada sobre ser bissexual com ninguém, achei baixo ele fazer isso", decretou o comediante, como se um bissexual devesse nascer assumido.

A bissexualidade é uma orientação sexual em que o indivíduo se define como atraído por ambos os gêneros, tanto por homens quanto por mulheres, seja de forma física, emocional ou das duas maneiras e ao mesmo tempo.

O que poderia ser motivo de comemoração do público LGBTQ+ em ver o casal de homossexuais formado dentro de um Big Brother Brasil virou um show de horrores com a militância seletiva de Lumena em invalidadar e questionar a bissexualidade de Lucas, sendo que a orientação sexual é um aspecto completamente pessoal, em que não cabe julgamentos alheios.

A bifobia parte de pessoas heterossexuais e até do próprio movimento de lésbicas, gays e trans que desconsideram a bissexualidade como um orientação válida. Para muitos, só se pode ser gay, lésbica ou hétero, gostar dos dois gêneros não existe. Além disso, bissexuais são taxados de indecisos, promíscuos e confusos, com preconceito e apagamento.

Lumena, por ser lésbica e negra, deveria saber que não é o seu lugar de fala apontar dedos para a sexualidade alheia, ainda mais de um homem negro que está se assumindo publicamente pela primeira vez. Nego Di, um homem negro heterossexual também. Assim como as autodeclaradas bissexuais e negras Pocah e Karol Conká.

Veja o momento do beijo entre Lucas e Gilberto e a repercussão dentro do BBB21:  

lucas disse para gilberto que via ele como uma pessoa incrível e que se ele não acreditasse, procurasse ele aqui fora pic.twitter.com/239YDNsG3P

Confira algumas reações no Twitter: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.