Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Agora na TV Paga

Seu Madruga pagou o aluguel? Por que Quico sumiu? Cinco verdades sobre Chaves

Divulgação

Chaves entra para a programação do Multishow e para o catálogo do Now a partir desta semana - Divulgação

Chaves entra para a programação do Multishow e para o catálogo do Now a partir desta semana

REDAÇÃO

Publicado em 20/5/2018 - 18h41
Atualizado em 21/5/2018 - 5h43

A partir desta segunda-feira (21), todos os 500 episódios de Chaves e Chapolin começarão a ser exibidos na TV paga, pela primeira vez. O Multishow adquiriu o catálogo das duas séries de humor mexicanas, que fazem muito sucesso no SBT desde a década de 1980.

Os episódios estarão no dia seguinte no Now, serviço de vídeo sob demanda da Net e da Claro TV, e os fãs poderão conferir mais uma vez se Seu Madruga (Ramón Valdez), um homem que não trabalhava e inventava desculpas para tudo, alguma vez pagou o aluguel ou se Tangamandapio existe.

O público da TV paga também reencontrará personagens queridos como Quico (Carlos Villagrán) e Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves). Ambos tinham personalidades marcantes e ficaram fora de alguns episódios, sem grandes explicações para o público.

Originalmente exibidas no México nos anos de 1970 e 1980, Chaves e Chapolin fazem parte da cultura pop brasileira com seus bordões e personagens. O Multishow promete exibir, às 23h, cem episódios inéditos no Brasil. Todos em ordem cronológica. Confira as respostas para cinco questões que intrigam os telespectadores de Chaves:

reprodução

Seu Madruga (Ramón Valdez) conseguiu pagar seu aluguel atrasado em dois episódios

Afinal, seu Madruga pagou o aluguel a Seu Barriga?
Durante a maior parte dos episódios, Seu Madruga conseguiu enrolar Seu Barriga (Édgar Vivar) e não pagar o aluguel da casa. A imobiliária mexicana Nuroa fez até um estudo sobre quanto o caloteiro devia pelos 14 meses atrasados, com base nos valores da década de 1970: cerca de US$ 1.617 (ou R$ 6.047 atuais), sem contar as multas e juros.

Mas, quase que por milagre, em dois episódios ele pagou, sim, os aluguéis atrasados. Em ambas as situações, Seu Madruga se lembrou que havia guardado dinheiro em um envelope e esquecido em cima do guarda-roupa.

reprodução

Chaves sempre se escondia em seu barril, mas não era lá que ele passava as noites

Chaves morava no barril?
Apesar de aparecer sempre dentro de um barril, não era lá que Chaves (Roberto Bolaños) de fato dormia e morava. O garoto usava o barril como seu esconderijo, mas na verdade era abrigado às noites por uma senhora da vila onde a série se passa. Nem ela nem a porta do apartamento (de número 8) apareceram durante a série.

reprodução

O ator Carlos Villagrán, que interpretava Quico, deixou Chaves para fazer série na Venezuela

Por que Chiquinha e Quico somem em alguns episódios?
Em 1974, a atriz Maria Antonieta de las Nieves ficou grávida, e por isso sua personagem Chiquinha saiu de cena durante um período. A desculpa usada na série foi a de que Chiquinha havia se mudado para a casa de suas tias no interior. 

Quatro anos depois, foi Quico quem desfalcou a trama de Chaves. O ator Carlos Villagrán recebeu uma proposta para estrelar uma série na Venezuela e aceitou. A justificativa na história foi de que o personagem havia ido morar com sua madrinha rica. Os últimos episódios dele são os de Acapulco. 

reprodução

Jaiminho (Raúl Padilla) sempre falava sobre sua cidade natal, chamada Tangamandapio

Tangamandapio é real?
Sim, a cidade que sempre era citada pelo carteiro Jaiminho (Raúl Padilla) realmente existe. O pequeno município de 10 mil habitantes fica no interior do Estado de Michoacán, no México. Desde 2012, há no local uma estátua em homenagem a Jaiminho, personagem que divulgou Tangamandapio para milhões de telespectadores. 

reprodução

Os amigos de vila Chaves e Chiquinha só eram conhecidos por seus apelidos na série

Quais são os verdadeiros nomes dos personagens?
Chaves é o único que nunca teve nome divulgado _em espanhol, "El Chavo" quer dizer apenas "o menino". Outros personagens receberam apelidos na dublagem brasileira. Chiquinha é diminutivo para Francisca, e nas primeiras dublagens era chamada de Francisquinha. 

Quico é apelido de Federico, nome comum em países de língua espanhola. Seu Madruga era chamado originalmente de Don Ramón ou Seu Ramón (o ator se chamava Ramón Valdez). Já Seu Barriga era chamado pelo sobrenome: o nome completo era Zenon Barriga e Pesado. O mesmo acontecia com o Professor Girafales, que se chamava Inocêncio Girafales (Ruben Aguirre). 

TUDO SOBRE

Chaves

Multishow

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.