Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COPA NA TV

Na estreia da Copa, goleada russa tem mulher narradora e Galvão contido

Reprodução/Fox Sports

Isabelly Morais fez história ao se tornar a primeira mulher a narrar um jogo da Copa na TV brasileira - Reprodução/Fox Sports

Isabelly Morais fez história ao se tornar a primeira mulher a narrar um jogo da Copa na TV brasileira

THELL DE CASTRO

Publicado em 14/6/2018 - 14h31

O jogo de estreia do Mundial da Rússia, no qual os donos da casa venceram a fraca seleção da Arábia Saudita por 5 a 0, teve um Galvão Bueno contido na Globo e um fato histórico no Fox Sports 2: a mineira Isabelly Morais tornou-se a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo na TV brasileira _e, consequentemente, a gritar gol.

Isabelly foi uma das vencedoras do concurso Narra Quem Sabe, que escolheu narradoras para a transmissão do Mundial. No ano passado, a jovem chamou a atenção ao transmitir um jogo da Série B do Campeonato Brasileiro pela Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG).

Já no primeiro canal esportivo da Fox, o narrador João Guilherme optou pela irreverência: para os gols do time da casa, principalmente o primeiro, utilizou seu bordão "Toca a música do Fox Sports" em uma tradução russa.

Na Globo, em uma transmissão sem maiores sobressaltos, o geralmente exaltado Galvão Bueno se retraiu. O narrador claramente estava segurando a garganta para a estreia do Brasil, no próximo domingo (17), contra a Suíça.

Durante a partida, o comentarista Casagrande soltou que conheceu o Balé Bolshoi, em Moscou, que também recebeu elogios do narrador. "Nem o russo mais otimista poderia imaginar uma vitória dessas no jogo de estreia", disse Galvão ao final.

reprodução/tv globo

Casagrande e Galvão Bueno na transmissão de Rússia x Arábia Saudita: balé e tom contido

O Sportv, por sua vez, contou com Luiz Carlos Júnior, Lédio Carmona e Ricardinho, em uma transmissão apenas correta. "Hoje vai ter vodca", brincou o narrador depois que a Rússia marcou o quarto gol. A partida também marcou a primeira transmissão pelo canal de um jogo de Copa do Mundo em 4K.

Enquanto a bola rolava nos canais que contam com os direitos de transmissão, a ESPN Brasil colocou no ar uma nova atração, Tempo Real, em que seus jornalistas acompanham a partida, em um cenário informal, apresentando informações, dados e fazendo comentários _mas sem as imagens, evidentemente.

A tela do canal exibe um indicador do tempo e do placar durante todo o jogo. O formato será repetido em todas as partidas do Mundial. Assim que o duelo chegou ao fim, o canal cortou para o programa Bate-Bola Debate.

Esporte Interativo e BandSports, por sua vez, continuaram com suas programações normais. O EI mostrou o debate De Placa, falando sobre a rodada de ontem do Campeonato Brasileiro e os preparativos da seleção brasileira para o Mundial. Já o BandSports, totalmente alheio ao torneio, reprisou uma partida de tênis.


THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.