Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNAL DA MANHÃ

Em crise de audiência, afiliada da Globo na Bahia apela para fake news

REPRODUÇÃO/TV BAHIA

Legenda do Jornal da Manhã noticia investigação de queda de avião em Salvador: acidente não aconteceu - REPRODUÇÃO/TV BAHIA

Legenda do Jornal da Manhã noticia investigação de queda de avião em Salvador: acidente não aconteceu

GABRIEL SOUZA

Publicado em 20/6/2018 - 19h00

Em sua pior crise de audiência, a afiliada da Globo na Bahia exibiu nesta quarta-feira (20) uma notícia falsa: a queda de uma aeronave no mar do bairro do Rio Vermelho, em Salvador. A cobertura do suposto acidente ocupou cinco minutos do noticiário Jornal da Manhã, o equivalente ao Bom Dia São Paulo na retransmissora. 

O matinal da Rede Bahia interrompeu uma reportagem às 6h12 para trazer informações sobre a suposta queda do avião. Ao chamar a repórter Andréa Silva, que estava no local do "acidente", a apresentadora Thaic Carvalho pediu que os telespectadores do noticiário prestassem atenção no que viria a seguir.

Em sua entrada ao vivo, Andréa se gabou de que "o Jornal da Manhã estava bem perto dos fatos" e fez suposições sobre a aeronave que teria caído, cogitando que seria um modelo de pequeno porte, normalmente usado por executivos e empresas.

A repórter entrevistou um morador da região, identificado apenas como Marivaldo, que alegava estar no local na hora do acontecimento. Ele baseava seu relato em "uma luz forte e um clarão que chamou atenção".

Entusiasmada, Andréa afirmou que o avião teria afundado e perguntou ao morador "se as luzes piscavam durante a queda". Ao encerrar sua entrada, prometeu que voltaria ainda naquela edição com mais informações.

Andréa, porém, não voltou mais. A notícia era falsa. Após o boato, a Marinha do Brasil fez buscas no local e constatou que não havia nenhuma anormalidade e que as chances de um acidente aéreo ter acontecido ali eram remotas. A emissora não desmentiu as informações noticiadas anteriormente.

Não é a primeira vez que a Rede Bahia apela para tentar conseguir audiência. Em fevereiro, no mesmo Jornal da Manhã, mostrou um cadáver ao vivo para tentar se aproximar da linha editorial que faz sucesso nas concorrentes. Sem sucesso, contratou Jessica Senra, que apresentava o BA no Ar, na Record.

A afiliada da Globo vive uma crise de audiência sem precedentes desde o início do ano. Na semana passada, perdeu a liderança entre 7h e meia-noite para a Record pela primeira vez na história, mesmo com Segundo Sol, a novela das nove, sendo ambientada em Salvador para tentar turbinar o Ibope.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.