Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rael Barja

Após ganhar concurso do Caldeirão, ex-Malhação está há 6 anos fora da TV

Divulgação

O ator e fotógrafo Rael Barja, que venceu concurso do Caldeirão juntamente com Caio Castro - Divulgação

O ator e fotógrafo Rael Barja, que venceu concurso do Caldeirão juntamente com Caio Castro

FERNANDA LOPES

Publicado em 2/10/2017 - 5h08

Em 2007, Rael Barja passou meses se dedicando ao Concurso Casal Malhação 2008, que revelaria um ator e uma atriz novatos para o elenco da próxima temporada da novelinha da Globo. Os testes eram realizados semanalmente no Caldeirão do Huck, e Barja chegou à final com Caio Castro. Só um deles deveria ser o ganhador, mas o diretor Ricardo Waddington mudou as regras do jogo: deixou duas atrizes de lado e consagrou Barja e Castro como vencedores do concurso.

Ambos entraram para o elenco de Malhação em 2008, Caio como parte do triângulo amoroso principal e Barja como personagem cômico do colégio Múltipla Escolha. Dez anos depois, no entanto, as carreiras deles seguiram rumos bem diferentes.

Enquanto Castro é um dos atores mais festejados da Globo, Barja, 30 anos, está longe da TV desde 2011, quando atuou em Morde & Assopra. Hoje, ele também trabalha como fotógrafo e produtor de festa, mas afirma que jamais deixará de ser ator.

"A atuação sempre vem primeiro. Se eu estiver fazendo alguma coisa e aparecer um trabalho legal como ator, eu paro e vou fazer. [O teatro] É o caminho principal que faz as outras coisas acontecerem. Já parei uma vez, daí voltei. É uma coisa que não dá pra desistir,  por mais que se queira, é uma coisa inerente a você. Acho que o trabalho de ator é o carro-chefe", declara.

Barja começou a trabalhar aos 11 anos, quando ainda era chamado de Rafael. Após três temporadas em Malhação e um papel na novela de Walcyr Carrasco, ele não fez mais testes na Globo, voltou para São Paulo (sua cidade natal) e só conseguiu papéis no teatro e no cinema.

Fez o filme Todas as Razões para Esquecer, do diretor Pedro Coutinho, e em novembro estrelará a peça O Bicho, cuja verba veio toda de uma plataforma de financiamento coletivo.

Barja afirma que voltar a fazer novelas está dentro de seus planos, mas não se desespera pelo ostracismo televisivo. "[Novela] É um trabalho como outro qualquer. Se aparecer vou fazer, se não aparecer tudo bem, porque estou fazendo outras coisas maravilhosas também. Estou aberto para todo tipo de trabalho que me interessar", diz.

Reprodução/TV Globo

Rael Barja com Luciano Huck e no Caio Castro, no Caldeirão, e caracterizado em Malhação

Fotógrafo das estrelas
O ator já até tem no currículo atividades em outras duas áreas de atuação que lhe interessam e que ele desenvolve paralelamente. Ele é produtor de uma festa de música pop e fotógrafo. Barja aprendeu a manejar câmera e revelar filmes aos 10 anos, e quando se mudou para o Rio de Janeiro, em 2008, começou a investir no hobby e fazer ensaios.

"Com o tempo, as pessoas começaram a me pedir para fotografá-las. 'Vou fazer uma foto pra tal lugar, preciso renovar meu material de divulgação', esse tipo de coisa. Aí comecei a me profissionalizar de maneira natural, fui trocando a câmera, me dedicando a fazer coisas cada vez mais legais. Quando vi, já estava trabalhando e ganhando dinheiro com isso também", explica.

O estilo preferido de fotografia de Barja são retratos, e os modelos mais frequentes são seus amigos famosos. Nas redes sociais, ele divulga fotos que já tirou de atores como Maurício Destri, Sophia Abrahão, Miguel Rômulo e Sophie Charlotte, todos bem próximos do ator. Barja é até padrinho de Otto, filho de Sophie e Daniel de Oliveira.

Para o ano que vem, ainda sem perspectivas concretas de voltar à TV, Barja planeja levar adiante um desejo profissional de sua carreira secundária: estrear uma exposição de retratos fotográficos.

"Provavelmente depois de dezembro vou começar um projeto de exposição de fotos. A temática seria de retratos de anônimos e de artistas de todas as áreas que admiro! Nunca fiz uma exposição e acredito que 2018 seja o ano para isso", torce.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.