Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERDEU A LIDERANÇA

Apesar de Segundo Sol, Globo sofre derrota histórica para a Record em Salvador

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Elenco de Segundo Sol tira selfie no Pelourinho, ponto turístico de Salvador: derrota histórica na cidade - JOÃO COTTA/TV GLOBO

Elenco de Segundo Sol tira selfie no Pelourinho, ponto turístico de Salvador: derrota histórica na cidade

GABRIEL SOUZA

Publicado em 14/6/2018 - 18h52

Ambientada na Bahia, Segundo Sol levantou a audiência da Globo em Salvador. Mas não impediu que a emissora sofresse uma derrota histórica na quarta-feira (13). Pela primeira vez, ficou atrás da Record na chamada média-dia, das 7h à meia-noite. Perdeu por 12,1 a 12,3 pontos. Alguns programas, como Bem Estar e Sessão da Tarde, chegaram a ter menos da metade do público da concorrente e ficaram em terceiro lugar.

A Globo nunca havia sofrido uma derrota desse patamar na capital baiana desde a implantação da medição de audiência da Kantar Ibope na cidade, em 2004. A derrota é mais um capítulo da crise vivida desde o ano passado pela afiliada local, a Rede Bahia, que chegou a tirar profissionais da Record para tentar conter a fuga do público. 

Pertencente à família Magalhães, do importante político e empresário Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), a Rede Bahia foi derrotada pela TV Itapoan (Record) ou pela TV Aratu (SBT), em 10 dos 17 programas exibidos das 7h à 0h. Alguns chegaram a perder para as duas concorrentes ao mesmo tempo.

É o caso do trio de programas matinais. Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes ficaram em terceiro lugar entre as emissoras abertas e tiveram menos público do que o somatório de canais da TV por assinatura.

Todos os programas da Globo entre 7h e 18h, com exceção do Bahia Meio-Dia, perderam para a Record ou para o SBT. O Jornal Nacional, que contou com Renata Vasconcellos e Galvão Bueno diretamente da Rússia, venceu por pouco: 18,7 a 18,0.

Das novelas, apenas Segundo Sol venceu com folga. A trama de João Emanuel Carneiro liderou com média de 23,0 pontos, contra 13,8 das novelas infantis do SBT e 13,6 de Apocalipse.

Apesar de esbarrar em uma polêmica pela pouca representatividade de negros e de não mostrar a Bahia como ela é, Segundo Sol aumentou consideravelmente a audiência da Globo. Em seu primeiro mês, marcou 30,2 pontos, contra 26,9 de O Outro Lado do Paraíso com o mesmo número de capítulos.

A Globo tenta de todas as formas se reaproximar do público baiano. Além da contratação de Jéssica Senra para apresentar o Bahia Meio-Dia, freguês do Balanço Geral, chegou a exibir um cadáver em seu jornal matinal para se aproximar da linha editorial que faz sucesso na Record e no SBT.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.