Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Chromecast

'TV do Google' traz antenas contra wi-fi ruim e dobra de preço

Divulgação/Google

Mario Queiroz, vice-presidente mundial do Google, com o novo Chromecast - Divulgação/Google

Mario Queiroz, vice-presidente mundial do Google, com o novo Chromecast

FERNANDA LOPES

Publicado em 27/4/2016 - 5h24

O Google acaba de lançar no Brasil a nova versão do Chromecast, aparelho que conecta computadores a televisores e celulares e serve para se ver vídeos em telas grandes, principalmente plataformas como Netflix, HBO Go e Globo Play. O novo Chromecast ganhou três antenas internas para melhorar o sinal de wi-fi e design mais moderno, mas passará a custar o dobro do preço: R$ 399.

O Chromecast funciona como um pen drive que se conecta a uma entrada de HDMI do televisor. Ao ser configurado com um PC, tablet, laptop ou celular, ele transmite os sinais de internet desses aparelhos para a tela do televisor. Assim, é possível acessar a Netflix ou HBO Go pelo celular e assistir ao conteúdo na tela grande, usando o telefone como controle remoto. Para tanto, é preciso que celular e Chromecast estejam conectados na mesma rede de wi-fi. O inconveniente é que o celular se desconecta rapidamente da rede wi-fi e, para pausar um filme, por exemplo, é preciso esperá-lo se reconectar novamente.

A atualização do Chromecast traz melhorias como cabo HDMI flexível (que se adapta com mais facilidade às entradas de TV), além das antenas internas. O aplicativo para celulares e tablets traz uma nova aba, chamada "O Que", que coloca em destaque material que o usuário costuma assistir.

O Google culpa a valorização do dólar pelo aumento no preço do aparelho. Pelo mesmo custo, a companhia também lançou o Chromecast Audio, dispositivo feito para a transmissão de músicas de smartphones, tablets e computadores diretamente para caixas de som.

Hábitos de consumo 

De acordo com o Google, o Brasil é o terceiro maior usuário de Chromecast no mundo. O número de usuários do aparelho aumentou duas vezes e meia em um ano. A empresa, no entanto, não revela quantos dispositivos vendeu no país.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, o Chromecast é usado no Brasil principalmente para se ver conteúdo da Globo (Globo Play), Record, Esporte Interativo, HBO Go e Netflix acessados via rede de banda larga.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.