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SABOTAGEM TECNOLÓGICA

Parabólicas atrasam implantação da TV digital no interior de São Paulo

Ana Nascimento/Divulgação/MDS

Beneficiária do Bolsa Família usa um dos mais de 7 milhnoes de kits de TV digital distribuídos - Ana Nascimento/Divulgação/MDS

Beneficiária do Bolsa Família usa um dos mais de 7 milhnoes de kits de TV digital distribuídos

DANIEL CASTRO

Publicado em 28/11/2017 - 14h14

Previsto para ocorrer nesta quarta-feira (29), o apagão analógico no interior de São Paulo foi adiado. Nenhuma das cinco regiões que deveriam desligar os transmissores de TV analógicos atingiu o índice de 93% de digitalização em pesquisas realizadas pelo Ibope. As antenas parabólicas são apontadas como as principais vilãs.

Santos é a região metropolitana com maior índice de domicílios com televisores digitais ou com conversores digitais: 89%, segundo o Ibope. Lá, o apagão analógico foi reagendado para o próximo dia 20. 

Em Campinas, onde 27% das casas têm antena parabólica, e no Vale do Paraíba, o desligamento dos transmissores analógicos ficou para 17 de janeiro. As duas regiões têm hoje 88% de domicílios prontos para a TV digital.

Ribeirão Preto, com 84% de digitalização, e Franca (80% de digitalização e 28% de penetração das antenas parabólicas) terão um pouco mais de tempo. O apagão analógico só ocorrerá nessas duas cidades em 31 de janeiro se novas pesquisas apontarem digitalização próxima de 93%.

Muitos telespectadores têm resistido à TV digital porque estão satisfeitos com o que recebem das antenas parabólicas, ou seja, mais de 30 emissoras _de Globo a Futura, passando por Record News e Esporte Interativo_ e sinal de qualidade em qualquer lugar, na cidade ou no campo. Quem mora em sítio teme investir em um televisor digital e não receber o sinal porque está distante da antena.

Um outro vilão poderia ser a condição econômica. Mas as instituições envolvidas no processo de substituição da TV analógica pela digital vêm distribuindo kits de conversores a famílias cadastradas em programas sociais do governo. Já foram entregues 7.150.000 kits, que custaram cerca de US$ 150 milhões.

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