Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Esquadrão Bizarro

Série vencedora do Emmy ensina matemática sem que crianças percebam

Divulgação/PBS

Os agentes secretos Otto (Filip Geljo) e Olívia (Dalila Bela) na série infantil Esquadrão Bizarro - Divulgação/PBS

Os agentes secretos Otto (Filip Geljo) e Olívia (Dalila Bela) na série infantil Esquadrão Bizarro

FERNANDA LOPES

Publicado em 2/1/2018 - 5h59

Dinossauros, monstros, experiências científicas e crianças que se transformam em objetos dão o tom de fantasia e entretenimento de Esquadrão Bizarro, no ar no Gloob. E, por trás de tudo isso, os criadores da atração incluem lições de matemática que resolvem todos os problemas malucos e ajudam as crianças a aprender sem perceber. Tem dado certo: sucesso internacional, Esquadrão Bizarro já tem dez prêmios Emmy no currículo.

Produzida no Canadá, Esquadrão Bizarro vai ao ar na rede norte-americana PBS Kids desde 2014 e já tem duas temporadas e 65 episódios _todos estão disponíveis, sem custo adicional, no Now, plataforma de vídeo sob demanda das operadoras Net e Claro TV. A produção é voltada para crianças de cinco e oito anos.

A série mostra o dia a dia de agentes secretos que precisam lidar com casos bizarros, como de dragões que fugiram de um livro e ficam soltando fogo descontroladamente e de um vilão que transforma pessoas em fantoches.

As questões sempre são resolvidas com contas matemáticas, geometria e uso de lógica, com divisão e frações, por exemplo. Só no final de cada episódio um dos agentes explica todo o raciocínio utilizado.

"Nós fazemos um enorme trabalho com pais e educadores para identificar as áreas de aprendizagem que mais precisam de reforço. Descobrimos que matemática e ciência são as matérias em que os alunos têm mais dificuldade", explicou Lesli Rotenberg, supervisora geral de programação infantil da PBS, em entrevista ao jornal New York Daily News.

"Então o que nós realmente estamos fazendo, sem que a maioria dos pequenos telespectadores perceba, é ajudar no ensino de conceitos matemáticos", complementou.

divulgação/pbs

A atriz mirim Anna Cathcart interpreta Olimpya na segunda temporada de Esquadrão Bizarro

Queridinha do Emmy
Há três anos no ar, Esquadrão Bizarro é sempre favorita no Daytime Emmy Awards, cerimônia que premia o melhor conteúdo televisivo exibido durante o dia nos Estados Unidos. A atração já teve 21 indicações e ganhou dez troféus na divisão de séries infantis, como melhor roteiro, direção, figurino, maquiagem e melhor ator, com Isaac Kragten.

Em suas duas temporadas, a série teve duas duplas de protagonistas: Olivia (Dalila Bela) e Otto (Filip Geljo), Otis (Isaac Kragten) e Olimpya (Anna Cathcart) _todos começam com O de Odd, a tradução de bizarro em inglês.

Para Tim McKeon, roteirista da série e também de Hora de Aventura, sucesso do Cartoon Network, mudar os atores faz parte do processo constante de atualização de Esquadrão Bizarro. "Essas crianças vão crescer, e nós queremos que Esquadrão Bizarro tenha uma organização controlada por crianças, não por adolescentes", justificou em entrevista à Variety.

Entre os atores mirins, Dalila e Anna são as que mais se sobressaem. A primeira já havia atuado em séries como Supernatural (2009) e Fringe (2009). Depois, atuou em Once Upon a Time (2015) e hoje faz parte do elenco principal de Anne with an E, da Netflix. Já Anna também participou de Once Upon a Time (2017) e neste ano esteve em Os Descendentes 2, telefilme do Disney Channel.

Em 2016, todos os agentes se uniram em Esquadrão Bizarro: o Filme. Além de novos episódios, McKeon afirma que também gostaria de ter outras versões de Esquadrão Bizarro na TV, com tramas dedicadas a ensinar crianças sobre animais e ciência, por exemplo.

"Nós vemos séries como Law & Order e todas as CSI, NCIS, todos esses spin-offs. Com certeza faríamos algo do tipo", sugere o roteirista.

Notícias da TV Recomenda

Esquadrão Bizarro

Esquadrão Bizarro

Ficha técnica: Série, EUA/Canadá, 2014. Criação: Tim McKeon, Adam Peltzman. Elenco: Dalila Bela, Filip Geljo, Millie Davis, Anna Cathcart e Isaac Kragten. Disponível no Gloob Play e no Now.

Esquadrão Bizarro é uma organização formada por agentes pré-adolescentes que resolvem problemas peculiares sempre usando conhecimentos e habilidades de matemática. Eles também frequentam um laboratório e utilizam equipamentos supertecnológicos criados por cientistas durante suas investigações.

TUDO SOBRE

Emmy

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.