Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MODERNINHO

Disney terá primeiro personagem gay em série para crianças e adolescentes

Divulgação/Disney Channel

Joshua Rush interpreta Cyrus em Andi Mack: personagem se apaixonará por outro garoto - Divulgação/Disney Channel

Joshua Rush interpreta Cyrus em Andi Mack: personagem se apaixonará por outro garoto

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 26/10/2017 - 12h56

O Disney Channel vai apresentar seu primeiro personagem gay fixo em uma série para crianças e adolescentes. Na segunda temporada de Andi Mack, que estreia nesta sexta (27) nos Estados Unidos, Cyrus (Joshua Rush) vai perceber que tem sentimentos românticos por Jonah (Asher Angel), paquera da personagem título (vivida por Peyton Elizabeth Lee).

A saída do armário de Cyrus representa uma quebra de paradigma para o canal, que tem sua programação voltada para o público infantojuvenil, dos 9 aos 16 anos.

Alguns personagens de destaque do Disney Channel já tinham levantado suspeitas sobre sua orientação sexual, como Ryan Evans (Lucas Grabeel), da trilogia de filmes High School Musical (2006-2008). Mas o melhor amigo de Andi será o primeiro a falar abertamente sobre o tema.

A porta da diversidade foi aberta aos poucos no canal: em 2014, um casal lésbico participou de um episódio da série Boa Sorte, Charlie! (2010-2014), como as mães de uma amiguinha de escola da personagem principal. Já no início deste ano, a animação Star Contra as Forças do Mal mostrou dois homens e duas mulheres se beijando rapidamente na plateia de um show musical.

Ter um personagem fixo e de destaque como homossexual é inovador. Para mostrar corretamente a jornada de autoaceitação de Cyrus em Andi Mack, a criadora da série, Terri Minsky, fez consultas a especialistas em desenvolvimento infantil. Organizações LGBT também assistiram ao primeiro episódio da temporada.

"Andi Mack conta a história de adolescentes descobrindo quem eles são. Terri, o elenco e todos os envolvidos na série tomam muito cuidado para se certificar de que o conteúdo é apropriado para todos os públicos e que mandará uma mensagem poderosa sobre inclusão e respeito para a humanidade", disse um porta-voz do canal em nota divulgada à imprensa.

O Disney Channel tem se distanciado da imagem de família de margarina nos últimos tempos: a série A Casa da Raven, que tem pré-estreia no Brasil neste domingo (29), mostra duas mães divorciadas criando seus filhos.

A própria Andi Mack já inovou no conceito de família quando a personagem principal descobriu que sua irmã, Bex (Lilan Bowden), é na realidade sua mãe biológica e que sua mãe de criação, Celia (Lauren Tom), é sua avó.

A segunda temporada de Andi Mack tem estreia prevista no Brasil para 23 de dezembro. O primeiro ano foi encerrado no domingo passado (22).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.