Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Túnel do Tempo

De sonsa a Sansa: como os personagens de Game of Thrones mudaram em 6 anos

Imagens: Divulgação//HBO

A atriz Sophie Turner na primeira e na sexta temporada da série Game of Thrones - Imagens: Divulgação//HBO

A atriz Sophie Turner na primeira e na sexta temporada da série Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 14/7/2017 - 6h26

Maior sucesso da TV na atualidade, Game of Thrones retorna com a sétima temporada neste domingo (16). Há seis anos, a HBO apostou em uma história mirabolante, com dragões, incesto e anões para ser o carro-chefe de sua programação. Deu certo: a série ganhou uma legião de fãs ao redor do mundo e se tornou a maior vencedora do Emmy.

Desde a estreia, seus principais personagens passaram por grandes mudanças. Sansa (Sophie Turner), por exemplo, deixou a menina bobinha para trás. Seu "irmão" Jon Snow (Kit Harington) conheceu a morte e voltou. E Tyrion Lannister (Peter Dinklage) passou por tantas reviravoltas que até ganhou uma cicatriz no rosto.

Na véspera da chegada dos novos episódios, veja como os sete principais personagens de GoT evoluíram desde a primeira temporada: 

O marrento Tyrion Lannister (Peter Dinklage) como a Mão do Rei (à esq.) e a Mão da Rainha

Tyrion Lannister, o estrategista
Personagem com mais episódios na série (53) e maior tempo em cena (5 horas e 30 minutos), Tyrion Lannister, interpretado por Peter Dinklage, passou por uma montanha-russa de emoções. Inocente, foi acusado de um crime que desencadeou a grande Guerra dos Cinco Reis. Conseguiu escapar e ficou em uma posição privilegiada ao ser apontado pelo seu pai, Tywin (Charles Dance), como a Mão do Rei, principal conselheiro do governo.

Depois, ele voltou para a fase ruim: perdeu o posto nobre e foi condenado pela morte do rei Joffrey Baratheon (Jack Gleeson). Antes de fugir de King’s Landing, Tyrion cometeu um crime de fato ao matar o pai. Encontrou refúgio ao lado de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) em Meereen e, com seu conhecimento estratégico, se colocou à disposição da loira para ajudá-la a tomar posse do Trono de Ferro. 

Ele pode não saber de nada, mas Jon Snow (Kit Harington) agora é rei e não só um bastardo

Jon Snow, o ressuscitado
Segundo personagem com mais tempo em cena, Jon Snow (Kit Harington) passou por maus bocados ao longo das seis temporadas. Desde o começo, ele foi tratado como o filho bastardo de Eddard Stark (Sean Bean). Uma das grandes dúvidas da trama, sobre quem seriam os pais de Snow, foi sanada no final da temporada passada: ele é filho de Lyanna Stark (Aisling Franciosi) e Rhaegar Targaryen. João das Neves, no entanto, não sabe disso.

Para fugir do status de bastardo, Jon Snow se uniu ao grupo Patrulhas da Noite, encarregado de proteger a Muralha. Ele cresceu na organização, mas algumas decisões dúbias o levaram à morte. Ressuscitado, partiu para a missão de reconquistar Winterfell, lar dos Starks. Seu exército derrotou o cruel Ramsay Bolton (Iwan Rheon) em uma batalha épica, e Snow assumiu o posto de Rei do Norte. 

Ser mãe de dragões fez Daenerys (Emilia Clarke) deixar a inocência e a submissão de lado

Daenereys Targaryen, a mãe dos dragões
Filha do poderoso rei Aerys II Targaryen, Daenerys (Emilia Clarke) deixou para trás a timidez, superou a opressão do irmão Viserys (Harry Lloyd) e ganhou confiança para, mesmo no exílio e longe de Westeros, montar um exército e embarcar na missão de tomar o Trono de Ferro, que ela acredita ser seu por direito.

Toda a mística ao redor de Daenerys teve início quando ela chocou três ovos de dragões. Os animais são uma vantagem considerável em sua jornada, embora a "mãe" tenha demorado para conseguir controlar a fúria dos "bebês". Com um grande número de soldados sob seu controle, e Tyrion ao seu lado servindo como grande conselheiro, Daenerys finalmente chegará em Westeros na sétima temporada. 

Viúva desnaturada, Cersei agora está no lugar que sempre quis: sentada no Trono de Ferro

Cersei Lannister, no Trono de Ferro (por enquanto...)
A última cena da sexta temporada mostrou Cersei Lannister (Lena Headey), toda poderosa, sentada no Trono de Ferro. O simbolismo tem seu valor, mas a matriarca da família sempre ditou as diretrizes no reino, seja azucrinando a vida do marido e rei Robert Baratheon (Mark Addy) ou impondo seu poder de mãe nos filhos que sucederam o pai, Joffrey e Tommen (Dean-Charles Chapman).

Nenhum deles, porém, era filho de Baratheon. Cersei tem o relacionamento mais polêmico de Game of Thrones, com o seu irmão gêmeo Jaime (Nikolaj Coster-Waldau). Os dois chegaram a ter uma relação sexual ao lado do corpo morto do herdeiro Joffrey. A viúva manipuladora não é nada simpática e seu desejo insano por poder pode derrubá-la, mesmo com todo o aparato do seu reino e as vantagens oriundas de uma família riquíssima. 

A mais bobinha da família Stark, Sansa (Sophie Turner) superou a ingenuidade e amadureceu

Sansa Stark, deixou de ser sonsa
Filha mais velha de Catelyn (Michelle Fairley) e Eddard Stark, Sansa (Sophie Turner) era indiscutivelmente a personagem mais perdida de Game of Thrones e chegou a ser apelidada de "Sonsa" Stark pelos fãs brasileiros. Ela tinha uma visão muito inocente do mundo no começo da trama, postura que fazia dela uma peça facilmente manipulada nas artimanhas maquiavélicas das pessoas ao seu redor.

Por isso, é notório observar sua mudança com o passar do tempo. Sansa é uma mulher madura e já mostrou sangue frio ao soltar cachorros ferozes para que destroçassem seu segundo marido, Ramsay, que a estuprou na noite de núpcias e travou uma guerra com seu "irmão" Jon Snow. 

Arya Stark (Maisie Williams) incorporou a ninja para sair na caça de quem feriu sua família

Arya Stark, a baixinha invocada
Ao contrário da irmã, Arya Stark (Maisie Williams) sempre foi agitada e zangada. Ela, por exemplo, nunca aceitou a ideia de que teria de viver como uma lady. Seu desejo sempre foi ser dona do próprio nariz. Muito próxima de Jon Snow, Arya absorveu o espírito guerreiro do "irmão" _inclusive, ganhou dele uma pequena espada.

A menina Stark testemunhou o pai ser decapitado e, com isso, sua fúria só cresceu. Arya criou uma lista de pessoas que prejudicaram sua família ao longo dos anos e está decidida em acabar com a vida de cada uma delas. São 11 nomes jurados de morte, e o próximo na mira é Cersei, por ter acusado o seu pai de traição, o que o levou à execução. 

O regicida Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) tem a missão de proteger a irmã-amante 

Jaime Lannister, o guerreiro
O incesto entre Jaime Lannister e Cersei causou problemas para o irmão gêmeo. Pegos no flagra por Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright), ele empurrou o garoto de 10 anos do alto de uma torre, o que o deixou paraplégico. Em uma batalha entre os exércitos dos Lannisters contra os Starks, Jaime foi capturado pela família rival e a partir daí virou um nômade, sempre em fuga (e perde a mão direita em um cativeiro), até retornar para King’s Landing.

Uma imagem da sétima temporada mostra o loiro ao lado da irmã, com uma imponente espada na cintura, indício de que ao menos momentaneamente ele será leal à nova rainha. O apelido nada carinhoso de Jaime é regicida. Anos atrás, ele matou o pai de Daenerys, bem em frente ao Trono de Ferro.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.