Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NADA SE CRIA...

Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball: onda de remakes chega às animações

Fotos: Divulgação

Seiya, protagonista de Cavaleiros do Zodíaco (à esq.), e Goku, astro de Dragon Ball: de volta - Fotos: Divulgação

Seiya, protagonista de Cavaleiros do Zodíaco (à esq.), e Goku, astro de Dragon Ball: de volta

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 9/11/2017 - 6h22

A onda de remakes que assola a TV não se restringe às séries. A aposta em novas versões de franquias já consagradas chegou também às animações. Entre as "velhas novidades" que vêm por aí, o anime Os Cavaleiros do Zodíaco, exibido com sucesso no Brasil pela extinta Manchete na década de 1990, ganhará nova versão na Netflix no ano que vem.

Mas Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão e Shun de Andrômeda não são os únicos heróis animados de volta à TV. O clássico japonês Dragon Ball passou 18 anos sem episódios inéditos, mas retornou em 2015 com a estreia da nova Dragon Ball Super.

E não é só na terra do sol nascente que o olhar para o passado tem ressuscitado desenhos antigos. Nesta semana, o canal Boomerang estreou no Brasil uma versão recauchutada da Corrida Maluca, com o retorno de Dick Vigarista e Penélope Charmosa. Já a saudosa DuckTales - Os Caçadores de Aventuras, chegará ao Disney XD em dezembro, com Tio Patinhas e Donald liderando a trupe de patos.

Até mesmo os Muppet Babies, desenho que mostrava Caco, Piggy, Gonzo e sua turma quando ainda eram bebês, ganhará uma nova roupagem no ano que vem. E a ladra internacionalmente procurada Carmen Sandiego também entrou na mira dos produtores, com uma versão mais moderna sendo preparada para 2019.

Confira sete animações de sucesso que ganharam remakes recentemente: 

Imagem promocional de Cavaleiros do Zodíaco divulgada pela Netflix mostra Seiya e Saori

Cavaleiros do Zodíaco
Uma coprodução da japonesa Toei Company com a Netflix, a nova versão de Cavaleiros do Zodíaco é cercada de mistério. Tudo o que se sabe por enquanto é que a primeira temporada terá 12 episódios que vão adaptar os quatro primeiros arcos da saga de Seiya, desde a Guerra Galáctica até os Cavaleiros de Prata.

Cavaleiros do Zodíaco, para quem não assistiu ao desenho que fez sucesso na Manchete, conta a história dos cinco guerreiros escolhidos para proteger Saori, a encarnação na Terra da deusa Atena. Na jornada, eles precisam enfrentar ameaças diversas, como deuses nórdicos, o rei dos mares Poseidon e um cavaleiro traidor.

O cão Muttley e o vilão Dick Vigarista com carro computadorizado da nova Corrida Maluca

Corrida Maluca
Um dos desenhos mais populares da produtora Hanna-Barbera, Corrida Maluca teve apenas 17 episódios em sua primeira versão, exibida entre 1968 e 1969. Mas as reprises continuaram por décadas, criando gerações de novos fãs e até spin-offs, como Os Apuros de Penélope Charmosa e Esquadrilha Abutre.

Na segunda (6), a versão 2017 da Corrida Maluca chegou ao Brasil pelo canal Boomerang. O desenho mistura pilotos já conhecidos com novos competidores, e um visual reformulado, no qual os personagens animados se misturam a carros e cenários computadorizados. A segunda temporada já foi confirmada para 2018. 

Goku volta a aparecer em episódios inéditos de Dragon Ball quase 20 anos depois de sair do ar

Dragon Ball Super
Depois de 153 episódios de Dragon Ball (1986-1989) e 64 de Dragon Ball GT (1996-1997), Super continua a saga de Goku, que além de defender a Terra de ameaças poderosas, também viaja para universos paralelos. A nova animação conta com o retorno de Gohan, Vegeta, Trunks, Bulma, Kuririn e outros personagens queridos, além de vilões inéditos e novos reforços na equipe de heróis.

No Japão, já foram transmitidos 115 capítulos e não há um fim previsto. No Brasil, o anime é exibido de segunda a sexta pelo Cartoon Network, com uma das maiores audiências do canal. Também é possível acompanhar a série pela plataforma de streaming Crunchyroll, especializada em disponibilizar produções japonesas. 

Huguinho, Zezinho e Luizinho agora terão a companhia do tio Donald no remake de DuckTales

DuckTales
Produzido entre 1987 e 1990, o desenho foi exibido com sucesso pelo SBT, onde a música-tema cantada por Luís Ricardo é lembrada até hoje pelos fãs mais apaixonados. DuckTales - Os Caçadores de Aventura mostrava Tio Patinhas, os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho e a pata Patrícia em grandes emoções, sempre com o auxílio do piloto desastrado Capitão Bóing.

Dezessete anos depois, a animação volta reformulada: Donald se junta à equipe principal depois de passar uma década sem conversar com seu tio milionário. A estreia no Brasil está prevista para dezembro. A primeira temporada tem 21 episódios (além de um especial) e o desenho já foi renovado para um segundo ano. 

Docinho, Lindinha e Florzinho observam a irmã perdida, Estrelinha (abaixo), no novo desenho

As Meninas Superpoderosas
As heroínas Lindinha, Florzinho e Docinho salvaram a cidade de Townsville várias vezes nos 78 episódios do desenho As Meninas Superpoderosas, exibido entre 1998 e 2005. Ano passado, a estreia do remake apresentou as três heroínas para uma nova geração de fãs, sempre pregando o empoderamento feminino _mas agora, com as três garotas mais ligadas na internet e nas gírias do momento.

A nova versão é exibida pelo Cartoon Network, que, em outubro, exibiu uma minissérie especial de cinco episódios que apresentou a quarta menina superpoderosa, Estrelinha. Alguns fãs antigos criticaram a inclusão da irmã perdida, mas a audiência foi a mais alta da segunda temporada até o momento. 

O urso Fozzy, o sapo Caco (ou Kermit) e a porca Miss Piggy em versão bebê dos Muppets

Muppet Babies
Os fantoches dos Muppets fazem sucesso desde a década de 1950, mas só tiveram sua infância mostrada no desenho animado Muppet Babies, exibido entre 1984 e 1991. Entre as características marcantes, estava o fato de a babá dos bebês nunca ter seu rosto mostrado: apenas o corpo dela era visível, uma estratégia copiada depois por outros desenhos, como A Vaca e o Frango (1997-1999).

O Disney Junior, canal voltado para o público de 4 a 7 anos, estreará no ano que vem uma nova versão dos Muppet Babies. No remake, os personagens serão animados por computador, com um visual mais semelhante aos fantoches dos Muppets originais, ao contrário da versão dos anos 1980, feita em desenho.

Novo visual de Carmen Sandiego é mantido em sigilo pela Netflix: ladra voltará só em 2019

Carmen Sandiego
A ladra Carmen Sandiego surgiu em um jogo de computador educativo, que ensinava história e geografia para crianças. Com o sucesso, os games foram adaptados para um desenho animado, no qual dois detetives adolescentes percorriam o mundo atrás de Carmen. Sempre vestindo sobretudo e chapéu vermelhos, ela cometia crimes absurdos, como roubar a Torre Eiffel ou a tocha da Estátua da Liberdade.

Produzido entre 1994 e 1999, o desenho foi exibido no Brasil tanto pela Globo quanto pelo SBT. A nova versão está prevista para estrear somente em 2019, na Netflix, mas já conta com nomes de peso: a personagem será dublada por Gina Rodriguez, ganhadora do Globo de Ouro por seu papel na comédia Jane the Virgin. E Finn Wolfhard, o Mike de Stranger Things, também empresará sua voz para a animação.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.