Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Após atentado, Santo desaparece em rio e é dado como morto

Reprodução/TV Globo

Domingos Montagner (Santo) desaparecerá nas águas do rio em Velho Chico, da TV Globo - Reprodução/TV Globo

Domingos Montagner (Santo) desaparecerá nas águas do rio em Velho Chico, da TV Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 20/7/2016 - 6h41

Drama, angústia e suspense. Esses três elementos vão imperar em quatro capítulos de Velho Chico após o protagonista da história, Santo (Domingos Montagner), sofrer um atentado no capítulo de 1º de agosto. Ferido, ele mergulhará no rio São Francisco tentando fugir dos disparos de seu misterioso algoz. Vai se debater, emergir quase morto e desaparecer. Seu cavalo será encontrado com uma marca de sangue. A polícia e toda a população de Grotas sairão em busca dele. Sua família entrará desespero, e a perícia deduzirá que é impossível Santo ter sobrevivido.

Enquanto o agricultor estiver sendo atacado, Piedade (Zezita Matos), Tereza (Camila Pitanga) e Miguel (Gabriel Leone) vão ter maus pressentimentos. Ceci (Luci Pereira) terá uma visão e correrá para o rio para oferecer fumo e pinga ao espírito de Nego D'Água para proteger Santo. 

O telespectador passará toda a semana tentando desvendar o que aconteceu com o presidente da cooperativa. O atentado está previsto para começar a ser exibido no final do capítulo do dia 1º, uma segunda-feira. A continuação da cena será mostrada na terça-feira e até sábado ele continuará desaparecido. Na sexta-feira, dia 5, a novela não será exibida por conta da abertura da Olimpíada.

Último encontro

Santo e Tereza terão um encontro às margens do rio ao nascer do dia. Eles se despedirão. A filha de Afrânio (Antonio Fagundes) sairá com sua égua na frente. Depois de um tempo, ele montará em seu cavalo e seguirá pela margem do rio. Em casa, Piedade sentirá um aperto e terá certeza que algo aconteceu ao filho. Seu desespero deixará as netas agoniadas.

"Santo não percebe uma sombra se esgueirando pela caatinga ao redor, se aproximando na sua direção e apontando uma arma até se ouvir o som seco de um estampido ecoar por ali", indica o roteiro entregue à produção da novela das nove.

A bala pegará de raspão. "Quem tá aí? Aparece! Quem tá aí?", gritará ele. Mas o agricultor não verá ninguém. O animal de Tereza parecerá ouvir o disparo, mas ela já estará longe e não ouvirá nada. A mãe de Miguel sentirá uma dor forte no peito. Ela irá embora sem saber o que está acontecendo.

No meio da mata, a tal "sombra" mirará novamente em Santo. O agricultor será atingido na altura do ombro. "Aparece, maldito! Aparece! Mufino! Covarde!", gritará ele. Santo sentirá uma dor forte e perderá o controle do cavalo, que seguirá na direção do rio. 

Ajuda espiritual

"Misericórdia", falará Santo, antes de ser atingido pelo terceiro tiro. Miguel acordará assustado como se tivesse levado um tiro. Em sua casa, Ceci ouvirá o chamado de Santo, terá uma visão com as águas do rio e sairá em disparada com cigarro e pinga nas mãos.

"Ele toca o peito e sente seu próprio sangue lhe esquentar a mão. Corisco se agita, e o vaqueiro sem condições de controlar o cavalo, apeia, quase tombando, e tenta fugir pelo rio. Se lança nas águas e, mesmo ferido, luta contra elas para tentar avançar e fugir. Santo nada como consegue, chamando por socorro rio adentro", orienta o roteiro.

Um grito de Piedade vai romper o sertão, enquanto o público estiver vendo Santo se debatendo nas águas, ganhando distância do local onde foi atacado. "Socorro! Socorro! Me ajuda", falará o agricultor. Sua voz fraquejará, suas forças acabarão, mas ele não desistirá de lutar para se afastar da margem. Santo começará a ser levado pela correnteza.

Ao mesmo tempo, Ceci oferecerá fumo e cachaça na beira do rio. "Protege Santo, Nego D’Água! Ajude ele, segure o fio de vida dele em suas mãos", pedirá ela, com fé. O corpo de Santo, que já estava submerso nas águas, emergirá como se o espírito o levantasse. Essa será última cena que o personagem de Montagner tem no bloco de capítulos da semana de 1º a 6 de agosto. Vai ao ar dia 2.

Primeiro, a família sairá em busca dele. Desesperada, Piedade formalizará uma queixa na delegacia. Miguel e Tereza irão ao local onde ela o encontrou e ficarão arrasados ao verem o cavalo do agricultor sozinho, com a marca da mão de seu dono ensanguentado. Eles levarão Corisco para cidade. Amigos, cooperados, o povo do bar, da igreja etc. sairão procurando o agricultor. Dois barcos farão buscas no rio e até um mergulhador será convocado para ajudar.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.