Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O SÉTIMO GUARDIÃO

Sem Nazaré Tedesco, Globo veta Renata Sorrah na próxima novela das nove

Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Renata Sorrah como Nazaré na cena final da personagem em Senhora do Destino: sem volta - Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Renata Sorrah como Nazaré na cena final da personagem em Senhora do Destino: sem volta

DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 15/6/2018 - 5h22

Partiu da cúpula da Globo o veto a Renata Sorrah no papel de uma transexual na próxima novela das nove, O Sétimo Guardião, escrita por Aguinaldo Silva. Para evitar uma polêmica como a da falta de negros no núcleo central de Segundo Sol, executivos da emissora decidiram que Marcos, personagem que apesar de ter mudado de sexo se recusa a ser tratado no feminino, deveria ser interpretado por uma trans de verdade.

A escolhida para o papel foi a atriz Nany People, que não se submeteu à cirurgia de redesignação sexual, já trabalhou como drag queen e hoje se define "a mulher que se auto fez". A humorista aceitou o convite de Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia da Globo, mas ainda não assinou contrato.

Para a emissora, colocar uma atriz cisgênero, caso de Renata, na pele de uma trans seria uma repetição do que ocorreu com Claudia Raia em As Filhas da Mãe (2001). Na novela de Silvio de Abreu, ela viveu Ramona, que era Ramon antes da cirurgia.

Além disso, a escalação de Renata Sorrah vinha gerando protestos, ainda tímidos, nas redes sociais. A Globo optou por evitar um patrulhamento como o que detonou as escalações de Luis Melo e Giovanna Antonelli para o núcleo japonês de Sol Nascente (2016) e, mais recentemente, a ausência de negros em Segundo Sol.

Inicialmente, Aguinaldo Silva queria Renata Sorrah revivendo a vilã Nazaré Tedesco de Senhora do Destino (2003), uma das mais marcantes da teledramaturgia nacional. Mas a própria Renata se opôs. Silva, então, tentou emplacá-la como a transexual mau-caráter. Com o veto da Globo, a atriz está fora da novela.

Nazaré virou propaganda para o autor
Nazaré Tedesco, oficialmente, nunca esteve em O Sétimo Guardião. A personagem não estava na sinopse que Aguinaldo Silva entregou à Globo em 2016. Executivos especulam que o autor inventou o retorno de Nazaré para se promover _não é novidade para ninguém da emissora (e fora dela) que o autor gosta de aparecer.

Tanto que, em dezembro de 2016, quando ele anunciou em seu blog que a personagem voltaria, fez questão de inflar o próprio ego: "Confirmo com todas as letras em inglês, para ficar mais enfático: yes, she will be back [sim, ela voltará]. Vai voltar a única vilã de novela que virou personagem da internet no mundo inteiro!".

Na época, Silva adiantou que Nazaré seria trazida de volta à vida por Valentina Marsala (Lilia Cabral), de uma maneira misteriosa. Também afirmou que só Renata Sorrah poderia interpretar a vilã. A atriz, porém, se mostrou resistente à ideia. "A Nazaré é livre, não me pertence mais, tomou seu caminho. Agora, ela anda sozinha", disse, em entrevista à Folha de S.Paulo em março do ano passado.

Sem ter Renata como Nazaré, Silva decidiu mudar o discurso. Em setembro, no auge da reprise de Senhora do Destino no Vale a Pena Ver de Novo, e com a personagem Ivana (Carol Duarte) roubando a cena em A Força do Querer, o autor anunciou que a vilã retornaria como uma transexual. 

Foi aí que a Globo decidiu intervir e barrar a escalação de Renata para viver a trans. E a sorte sorriu para Nany People, que estreará na Globo depois de passar por SBT, Record e pelas comédias do Multishow.

Na quinta (14), em seu perfil no Twitter, Silva anunciou que as gravações de O Sétimo Guardião começam em 10 de julho, na cidade de Capitólio (MG). Renata Sorrah não estará nesses trabalhos. E sua Nazaré Tedesco, muito menos. A vilã, para todos os efeitos, morreu mesmo ao desabar da ponte no fim de Senhora do Destino.

Resumos Semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 16 a 18/5

Sexta, 17/5 (Capítulo 161) A Globo não divulgará o resumo do último capítulo de O Sétimo Guardião. Sábado, 18/5
Reexibição do último capítulo de O Sétimo Guardião. Os capítulos de O Sétimo Guardião são fornecidos pela Globo e estão sujeitos ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.