Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELA DAS NOVE

O Outro Lado do Paraíso: Raquel passa em concurso e vira juíza

Reprodução/TV Globo

Depois de humilhada por Nádia (Eliane Giardini), Raquel (Erika Januza) dará a volta por cima - Reprodução/TV Globo

Depois de humilhada por Nádia (Eliane Giardini), Raquel (Erika Januza) dará a volta por cima

REDAÇÃO

Publicado em 20/11/2017 - 6h59

Depois de sofrer muito racismo nas mãos de Nádia (Eliane Giardini), Raquel (Erika Januza) dará a volta por cima e virará juíza nos próximos capítulos de O Outro Lado do Paraíso. Mais do que a vitória de se tornar uma aplicadora das leis, a moradora do quilombo passará em primeiro lugar em um disputado concurso.

A decisão de estudar direito será tomada no capítulo desta segunda (20), Dia da Consciência Negra. Ainda se recuperando da picada da cobra, Raquel conversará com Mãe (Zezé Motta) sobre os planos que faz para seu futuro: "Penso ser professora", dirá a jovem.

"É a coisa mais linda do mundo ensinar as crianças. Linda e importante. Mas Raquel, enquanto a gente ficar só aqui no quilombo, os brancos vão continuar pisando em cima. Jogando migalhas pra gente ficar quieto. Nós... só nós não, todos os negros, a gente precisa ter os empregos iguais dos brancos. A gente precisa mostrar que não nascemos só pra servir. Pra estar por baixo", falará a sábia.

"Concordo. Fui pisada pela mãe do Bruno não só porque era negra. Mas também porque era faxineira", falará Raquel. "Quero que cê estuda as leis. Te quero doutora advogada. Ou juíza. Pra ajudar nosso povo. Pra contribuir pra igualdade dos negros", sugerirá Mãe.

"Direito. O estudo das leis. É uma carreira difícil. Tem que estudar muito. Não sei se consigo", desconversará a jovem, temerosa. "Consegue. Disseram que cê é menos que eles. Mas cê não é menos, Raquel. É mais. Estuda. A gente vai te dar todo apoio", responderá a personagem de Zezé Motta.

"Tá certo, mãe. Vou estudar direito. O pai do Bruno não é juiz? A mulher dele não me pisou? Vou ser juíza também. Vou mostrar que sou mais forte que esse povo que me humilhou", aceitará Raquel.

Depois, em capítulo previsto para ser exibido em 2 de dezembro, Raquel reencontrará Nádia já como juíza e mostrará sua volta por cima.

"Cursei direito. Prestei concurso para oficial de Justiça. Depois, para magistrada", explicará ela ao ser questionada por Gustavo (Luis Melo) sobre como se tornou juíza. Depois, ela contará que pôde escolher Palmas como sua área de atuação pois foi a primeira colocada no concurso.

"Primeiro lugar?", perguntará Nádia, em choque. "Estudei muito. O povo do quilombo me ajudou. Não podia decepcionar meus irmãos", responderá Raquel.


Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.