Novelas

Não decolou

Em crise no Ibope, Globo decide encurtar Babilônia em 3 semanas

Reprodução/TV Globo

Camila Pitanga em cena de Babilônia: novela terminará em 28 de agosto, com 143 capítulos - Reprodução/TV Globo

Camila Pitanga em cena de Babilônia: novela terminará em 28 de agosto, com 143 capítulos

DANIEL CASTRO - Publicado em 12/05/2015, às 15h06 - Atualizado em 13/05/2015, às 04h42

[Texto publicado originalmente às 15h06 de 12/5/2015]

A direção da Globo decidiu na última sexta-feira encurtar Babilônia. Projetada para ter 161 capítulos, a novela das nove perderá três semanas e acabará no 143º episódio, em 28 de agosto. Antes, iria até 18 de setembro. Ao lado de Em Família (2014), será a quarta novela das oito ou das nove mais breve dos 50 anos da Globo. O motivo do encurtamento é a baixa audiência. Com média de 25 pontos na Grande São Paulo, Babilônia tem o pior ibope das 20h/21h da história, o que afeta a média diária de toda a programação.

Com o corte, Babilônia só terá mais capítulos do que Anastácia (1967), com 125 episódios, Sangue e Areia (também de 1967), com 135, e Sol de Verão (1982), com 137. Em Família, no ano passado, também teve 143 capítulos.

Os trabalhos de A Regra do Jogo (ex-Favela Chic), de João Emanuel Carneiro, foram acelerados. Com a estreia marcada agora para 31 de agosto, a novela começará a ser gravada nas próximas semanas. Recém-egressa de Alto Astral, a atriz Giovanna Lancellotti teve que cancelar uma viagem de férias. Terá apenas uma semana de folga. Começa a trabalhar na semana que vem.

Executivos da Globo confirmam a redução de Babilônia, mas não consideram certo dizer que a produção foi encurtada, uma vez que novelas, por serem obras abertas, só ficam prontas quando terminam. Mas o fato é que havia uma previsão de 161 capítulos para Babilônia. Poderia ser extendida, como aconteceu com Império (203 episódios) e com Amor à Vida (221), mas se optou pelo abreviamento. Oficialmente, a emissora diz que não existia "um dia determinado para início ou fim" da novela.

Nas últimas semanas, a Globo lançou uma ofensiva para recuperar Babilônia. Após pesquisas detectarem rejeição ao excesso de mau-caratismo e de realidade na novela, a primeira providência foi evitar que Alice, personagem de Sophie Charlotte, virasse prostituta. Ela se tornou uma mocinha mais tradicional, para compensar a falta de empolgação do público com Regina (Camila Pitanga). 

Depois, a Globo tratou de acelerar a trama envolvendo entre Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires). O que era para ser uma relação de inveja movida a chantagem, virou uma relação de ódio com o objetivo de vingança. Um segredo que Inês guardaria até por volta do 90º capítulo veio à tona no final do primeiro mês: na adolescência, Beatriz seduzira o pai de Inês, e ele se matou na cadeia.

Com a trama mais ágil, Inês divulgou um vídeo que mostrava Beatriz beijando o pai de Regina, Cristóvão (Val Perré), que a vilã matou no primeiro capítulo. Em seguida, Beatriz tentou matar Inês. Na semana que vem, ela liquidará uma testemunha do primeiro crime.

A novela também teve mudanças de ordem moral. Beatriz, que seria uma "devoradora" de homens, passou a se relacionar apenas com um amante. Bombardeados por parlamentares evangélicos, beijos entre duas senhoras lésbicas, interpretadas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, ficaram restritos ao primeiro e terceiro capítulos. E o personagem de Marcos Pasquim, Carlos Alberto, que seria um "gay enrustido", não teve sua homossexualidade desenvolvida na história _ele será heterossexual.


Colaboraram MÁRCIA PEREIRA e JOÃO DA PAZ


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Curta no Facebook Curta no Facebook
Siga no Twitter Siga no Twitter

Notícias da TV Recomenda

Extraordinário

Ficha técnica: Wonder. EUA, 2017, 113 min. Direção: Stephen Chbosky. Elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson, Izabela Vudovic, Sonia Braga. Disponível no Now.

Extraordinário

Sinopse: O pequeno Auggie (Tremblay) nasceu com uma síndrome que causa uma deformação facial. Tímido e com o sonho de ser um astronauta, ele precisa sair do conforto de seu lar pela primeira vez quando começa a frequentar a escola. Mesmo com o bullying de seus colegas, ele não perde a esperança e acaba conquistando todos à sua volta com sua alegria.

Por que assistir: Depois de brilhar em O Quarto de Jack (2015), o prodígio Jacob Tremblay volta a emocionar na pele do garoto com a face desfigurada. Cercado de bons atores, o menino prova que é um dos grandes talentos da próxima geração. Izabela Vudovic também se destaca na pele da irmã de Auggie, Via, que sofre em silêncio por ficar sempre em segundo plano dentro de casa.

Assista agora no NOW

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

ENQUETE

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Compartilhe: