Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Xeque-mate

Deus Salve o Rei: Reis humilham Amália e obrigam Afonso a se casar com Catarina

Reprodução/TV Globo

Monarcas farão de tudo para evitar a união de Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa) - Reprodução/TV Globo

Monarcas farão de tudo para evitar a união de Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa)

ODARA GALLO

Publicado em 21/5/2018 - 5h00

A união de Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa) será colocada em xeque pelo conselho de reis. Os monarcas vão humilhar a plebeia durante um banquete no castelo e ainda negarão o empréstimo pedido pelo mocinho de Deus Salve o Rei para salvar Montemor da falência. O líder dirá ao irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) que só um casamento com Catarina (Bruna Marquezine) os faria mudar de ideia.

Após o reinado desastroso de Rodolfo, só restará a Afonso pedir ajuda financeira dos outros reinos para acertar as contas e equilibrar a economia. Para isso, o monarca oferecerá a mina de Montemor como garantia para um empréstimo e mandará organizar um banquete para todos os conselheiros.

O jantar será o primeiro evento oficial de Amália ao lado de Afonso, e ela estudará história, geografia e etiqueta para se preparar. Mas os bons modos não serão suficientes para fazê-la ser aceita pelos monarcas.

Logo na recepção dos convidados, uma das rainhas ignorará a presença da ruiva e se dirigirá à vilã. "O que faz aí escondida, Catarina? O lugar de uma rainha é aqui na frente!", alfinetará, deixando a plebeia constrangida. Afonso segurará firme na mão da amada em sinal de apoio, mas ela se sentirá humilhada pelo tratamento que receberá.

"Foi um péssimo começo, minha mãe. Todos me olharam com tanto desdém!", desabafará Amália, mais tarde, a Constância (Débora Olivieri). "Não abaixe a cabeça, filha! Ninguém ali é melhor do que você. Eles não lutaram por suas coroas, como você lutou para chegar até aqui. Se há alguém que merece estar entre monarcas, esse alguém é você", consolará a mãe.

A cena será depois do barraco entre Amália e Catarina, em que a ruiva agarrará a rival pelo braço no corredor do castelo após desconfiar que ela chamou o inquisidor para mandá-la para a fogueira. Afonso chegará a tempo de evitar uma briga pior e dirá que a atitude da plebeia não é digna de uma rainha.

Reis dão ultimato
O que parecia ser só uma implicância, no entanto, virará um problemão para o rei de Montemor quando o pedido de empréstimo for negado por causa de sua união com Amália. "O que há de errado com a minha proposta?", estranhará o mocinho. "Na verdade, o que está errado é o seu casamento", justificará o líder dos conselheiros.

"Por unanimidade, os membros do conselho decidiram que não reconhecerão seu casamento com a pleb... Digo, com Amália", emendará o rei de Alfambres. "Você está pondo em risco a própria linhagem dos Monferrato. Afinal, terá um filho bastardo", provocará Otávio (Alexandre Borges).

"Meu filho não será bastardo! Seu canalha!", retrucará o personagem de Romulo Estrela, que será contido por Gregório (Danton Mello) para não avançar no inimigo. Afonso, então, conversará a sós com o líder do conselho para tentar fazê-lo reconsiderar a decisão.

"Afonso, um rei jamais deve tomar uma decisão com o coração, e sim com a cabeça. E deve pensar, acima de tudo, no bem de seu reino. Você não só está tomando a decisão errada ao se casar com Amália como também está deixando de resolver um grande problema da Cália que é Artena. Imagine os benefícios que você teria se Montemor e Artena se unissem! Quanta paz e prosperidade isso traria a ambos!", dirá o monarca de Alfambres.

"O que vossa majestade quer dizer com isso?", o mocinho perguntará. "Eu só quero o seu bem. E por isso, escute o meu conselho: só há uma forma de você salvar Montemor. E você sabe bem qual é", falará o líder. "Você se casar com Catarina!", completará Gregório.

"Ao menos pense no empréstimo que pediu ao conselho!", insistirá o monarca de Alfambres. "Eu e Amália já passamos por muitas coisas juntos. Não será o conselho que irá me separar da mulher que eu amo", responderá Afonso, chocado. "Então aguente as consequências. Com licença", finalizará o líder.

As cenas estão previstas para ir ao ar a partir de 2 de junho em Deus Salve o Rei.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.