Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rosa Malagueta

Atriz de A Força do Querer benze o elenco inteiro e acalma Ruyzinho

Reprodução/Globo

Neide (Rosa Malagueta) faz reza para 'curar' Ivan (Carol Duarte) em A Força do Querer - Reprodução/Globo

Neide (Rosa Malagueta) faz reza para 'curar' Ivan (Carol Duarte) em A Força do Querer

FERNANDA LOPES

Publicado em 17/10/2017 - 5h55

Intérprete da benzedeira Neide de A Força do Querer, Rosa Malagueta exerce o ofício na vida real. A atriz de 49 anos faz desde a adolescência orações em Manaus e foi escolhida para o papel após testes em que não revelou sua habilidade. Passados oito meses de trabalho na novela, toda a equipe já tirou proveito do dom espiritual de Rosa: dos diretores e protagonistas até o pequeno Lorenzo Souza, todos foram benzidos pela atriz.

"Essa personagem eu fiz pensando na minha avó, que era mãe de santo. Já orei em todo o elenco da novela, todos já receberam uma reza minha. Diretores, produção, Isis Valverde, Zezé Polessa, Marco Pigossi. Aquelas cenas que aparecem na novela são rezas reais", conta.

Com Lorenzo Souza, o filho de Isis Valverde na ficção, as orações de Rosa tiveram um efeito prático. "O bebezinho da Isis também [foi benzido]. Antes da minha oração, ele era muito enjoadinho nas cenas, chorava muito, era muito difícil gravar com ele. Depois da reza, ele melhorou 100%. Nesse dia em que rezei nele, dormiu sete horas", afirma.

Rosa conta que aprendeu a benzer e fazer orações ao frequentar, na adolescência, as reuniões de candomblé que a avó organizava. Ela jura que, quando foi escolhida para viver a rezadeira de A Força do Querer, ninguém da produção sabia de suas habilidades espirituais, desconhecidas até dos próprios amigos.

"Eu não queria aceitar, nunca quis envolver outras pessoas, fazia as orações só na minha família, filhos, netos. Foi incrível quando ela [Gloria Perez] escreveu uma cena para mim e eu tinha que orar. Pensei: 'Meu Deus, como esse pessoal sabe?'. Até me emocionei", relata.

Hoje, depois de seis meses no ar na novela das nove, o "anonimato" de Rosa acabou. Com a 'propaganda' de Neide, ela recebe mensagens e telefonemas de gente que nem conhece pedindo benzimentos.

"Três semanas atrás, fui numa manifestação em Copacabana sobre tolerância religiosa. As pessoas me reconheceram, me abraçaram e perguntaram onde era o meu terreiro. Falei que não tenho, não pratico esse tipo de ação ainda. Mas as pessoas conseguem meu celular, meu WhatsApp, mandam mensagens, falam da vida delas, marcam para eu ir orar. Jamais imaginaria que em algum momento eu iria rezar nas pessoas", reflete.

reprodução/Globo

Rosa Malagueta em cena de A Força do Querer: atriz já negocia papel em outra novela

Faz de tudo
A "carreira" de benzedeira de Rosa só começou a se popularizar agora, mas a de atriz e produtora no Amazonas já existe há 32 anos. A profissional ficou famosa no Estado ao protagonizar propagandas políticas com esquetes de comédia, nos anos 1990. Desde então, já atuou em dezenas de peças de teatro e filmes, como Aviadores (2009) e A Festa da Menina Morta (2009).

Rosa também já fez cursos de cenografia, figurino, maquiagem, direção, sonoplastia e roteiro, porque acredita que o artista amazonense precisa se virar nos 30.

"Manaus é muito longe do polo artístico, do eixo Rio-São Paulo. Então tudo era muito difícil, lá não tem pessoa especializada só em uma coisa. Eu faço tudo isso. Se não estiver atuando, não tenho nenhum problema em trabalhar numa produção. Se me chamarem para um filme, posso fazer direção de arte. Tive que aprender tudo isso para o meu grupo de teatro poder fazer tudo", explica.

Ela quase ficou de fora de A Força do Querer, porque não aguentava mais fazer testes e já não acreditava que seria possível ganhar o papel. Mas, agora que entrou na Globo e na cena artística do Rio de Janeiro, não pretende sair tão cedo.

"Vou continuar no Rio, só volto a Manaus para matar saudade da família e cumprir compromissos que tenho lá. [Depois da novela] Tenho dois filmes para fazer e estou conversando com algumas pessoas para [atuar nessa] próxima novela das nove. Talvez eu entre no meio da trama. Pena que A Força do Querer vai terminar, mas com certeza terei outros bons trabalhos. Foi muita batalha pra chegar aqui", conclui.


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.