Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARA ABRIR A MENTE

De Rogéria e Chacrinha a crise climática: sete documentários para curtir no Carnaval

Fotos: Divulgação

A artista Rogéria passa maquiagem em cena do documentário Divinas Divas, de Leandra Leal - Fotos: Divulgação

A artista Rogéria passa maquiagem em cena do documentário Divinas Divas, de Leandra Leal

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 9/2/2018 - 6h05

Quem busca algo diferente para ver na TV durante o feriado prolongado de Carnaval pode fazer uma maratona de documentários. São oportunidades de aprender, em pouco mais de 90 minutos, bastante sobre temas variados: há opções que vão desde a trajetória do comunicador Chacrinha aos bastidores do grupo de artistas travestis que contou com a saudosa Rogéria. E quem está preocupado com o futuro do planeta pode aprender mais sobre a crise climática em Uma Verdade Mais Inconveniente, que chega agora à TV paga.

Fãs de esporte vão poder se deliciar com documentários sobre três atletas bem diferentes: o arrogante lutador de MMA irlandês Conor McGregor, o ícone do boxe George Foreman e a tenista norte-americana Serena Williams, que quebrou uma série de recordes com a raquete.

Já quem gosta de filmes de guerra não pode perder Últimos Homens em Aleppo, que concorre ao Oscar de melhor documentário deste ano. O longa mostra a realidade dos Capacetes Brancos, soldados neutros que estão na Síria para ajudar as vítimas do conflito no país.

Confira sete documentários que você precisa ver para conhecer mais sobre o mundo. Todos estão disponíveis no Now, serviço de vídeo sob demanda para assinantes da Net e da Claro TV.

Al Gore discursa sobre aquecimento na geleira em cena de Uma Verdade Mais Inconveniente

Uma Verdade Mais Inconveniente
Em 2006, o ex-vice-presidente Al Gore lançou Uma Verdade Inconveniente, documentário ganhador de dois Oscars no qual ele alertava o mundo sobre o perigo do aquecimento global. Mais de uma década depois, muita coisa mudou (para pior): o atual governante dos Estados Unidos, Donald Trump, não apenas afirma que as alterações climáticas são fake news, como abandonou tratados mundiais de controle de poluição. Al Gore, então, volta com Uma Verdade Mais Inconveniente para mostrar o que aconteceu nos últimos anos e o rumo que a Terra está tomando.

Polêmico entre fãs do MMA, Conor McGregor tem sua trajetória contada em Tudo Pelo Título

Conor McGregor: Tudo Pelo Título
Ranzinza, arrogante, convencido. O irlandês Conor McGregor divide o público do UFC com sua atitude altiva: uns o adoram por movimentar os combates, outros o odeiam por seu comportamento. O documentário Tudo Pelo Título mostra a trajetória do lutador, da infância pobre até o estrelato com contratos milionários. Para os brasileiros, o longa traz um momento agridoce: a vitória relâmpago de McGregor sobre o até então invicto José Aldo.

Um dos maiores pugilistas da história, George Foreman viveu uma montanha-russa no ringue

Foreman: Duas Fases de um Campeão
Quem prefere lutas que envolvem apenas as mãos vai se emocionar com a história de George Foreman, contada em Duas Fases de um Campeão. Medalhista de ouro no boxe nos Jogos Olímpicos de 1968, ele se profissionalizou no esporte e teve embates marcantes contra Joe Frazier e Muhammad Ali. Na mundialmente famosa Rumble in the Jungle, foi derrotado e decidiu se aposentar precocemente, aos 28 anos. Virou pastor e começou a pregar nas ruas de Houston até que o ringue o chamou de volta, no retorno mais improvável da história do boxe.

A tenista Serena Williams com o técnico Patrick Mouratoglou em cena de seu documentário

Serena
Uma das maiores tenistas de todos os tempos, Serena Williams ganhou um documentário para chamar de seu em 2016. O filme acompanha a temporada 2015 da esportista, que batalhou intensamente na tentativa de conquistar os quatro torneios do Grand Slam no mesmo ano, feito que poucos conseguiram. Com depoimentos de parentes, do técnico Patrick Mouratoglou e de outros tenistas, Serena também mostra um lado mais doce da atleta, que gosta de ver filmes da Disney depois de suas partidas.

Abelardo Barbosa, o Chacrinha, virou tema do filme Alô, Alô, Terezinha!, que reconta sua vida

Alô, Alô, Terezinha!
Mais de 20 anos depois de sua morte, Abelardo Barbosa (1917-1988) ainda está com tudo e não está prosa. O comunicador mais popular do Brasil virou tema do documentário Alô, Alô, Terezinha!, que conta com depoimentos de artistas que passaram pelo seu Cassino, como Roberto Carlos, Gilberto Gil e Ney Matogrosso, além de entrevistas com as chacretes e até de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, mandachuva da Globo durante o reinado de Chacrinha na emissora.

Integrantes do grupo Divinas Divas voltam ao palco em cena do documentário de Leandra Leal

Divinas Divas
Se hoje Pabllo Vittar pode brilhar na TV e na música, é por causa de pioneiras como as Divinas Divas. O grupo de artistas travestis abriu as portas para transformistas na década de 1960 e conseguiu superar o preconceito da época com performances que paravam o Rio de Janeiro. A atriz Leandra Leal passa para trás das câmeras e dirige o documentário, que conta com depoimentos de nomes como Jane di Castro e Rogéria (1943-2017), em um de seus últimos registros.

Um dos membros do Capacetes Brancos ajuda civil em cenário desolado pela guerra da Síria

Últimos Homens em Aleppo
Indicado ao Oscar de melhor documentário deste ano, Últimos Homens em Aleppo mergulha na guerra civil da Síria para mostrar o trabalho dos Capacetes Brancos, soldados sem filiação a nenhum país que visitam zonas de combate em missões de busca e resgate na esperança de salvar vidas de civis atingidos pelo conflito. O filme foca em três fundadores do grupo, Khaled Omar Harrah, Subhi Alhussen e Mahmoud, que precisam decidir se aproveitam uma rara chance de sair do país e sobreviver ou ficar na Síria e lutar por seus ideais.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.