Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDBOUND

Brasileiros não podem ver primeiro filme da Netflix indicado ao Oscar

Divulgação/Netflix

A cantora e atriz Mary J. Blige foi indicada ao Oscar por seu papel no filme Mudbound - Divulgação/Netflix

A cantora e atriz Mary J. Blige foi indicada ao Oscar por seu papel no filme Mudbound

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 24/1/2018 - 6h07

A Netflix finalmente emplacou um filme de ficção na lista dos indicados ao Oscar, divulgada na manhã de ontem (23). O longa Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi vai concorrer em quatro categorias. Para os assinantes brasileiros da plataforma, porém, a notícia é outra: a produção não está disponível para streaming por aqui.

Mudbound, na verdade, não é uma produção original Netflix, mas um longa independente que teve seus direitos de distribuição em alguns mercados comprados pela empresa. Assim, ele está disponível na Netflix dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha, Austrália, Alemanha, França e até em Cingapura.

No Brasil, no entanto, a exibição foi comprada pela distribuidora Diamond Films, que estreará o filme nos cinemas em 15 de fevereiro. Só depois que essa primeira janela de exibição for concluída o longa chegará à Netflix.

Escrito e dirigido por Dee Rees, Mudbound conta a história de dois soldados, um negro (Jason Mitchell) e um branco (Garrett Hedlund), que voltam da Segunda Guerra (1939-1945) para uma pequena cidade rural no Mississippi. Lá, precisam lidar com a nova vida após o combate e com o racismo que permeia a população local.

O longa rendeu uma indicação de melhor atriz coadjuvante para Mary J. Blige, além de nomeações a roteiro adaptado, roteiro adaptado e canção original para a música Mighty River, interpretada por Mary, que também é cantora.

Trata-se da primeira obra de ficção distribuída pela Netflix a conseguir uma vaga no Oscar: antes, a plataforma de streaming tinha concorrido apenas com documentários, levando a estatueta de melhor curta documental em 2017 (pelo Oscar de 2016).

Uma de suas principais concorrentes, a Amazon, largou na frente nessa disputa: no ano passado, Casey Affleck venceu o Oscar de melhor ator por Manchester à Beira-Mar, que também levou a estatueta de roteiro original. O iraniano O Apartamento, distribuído pela plataforma, também foi coroado o melhor filme estrangeiro.

A cerimônia de premiação do Oscar acontece em 4 de março.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.