Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O DESTINO DE UMA NAÇÃO

Ator se transforma em Churchill e ganha Oscar: veja 5 mudanças impressionantes

Fotos: Divulgação

O ator Gary Oldman em cena de O Despertar de Uma Nação, no qual interpreta Winston Churchill - Fotos: Divulgação

O ator Gary Oldman em cena de O Despertar de Uma Nação, no qual interpreta Winston Churchill

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 20/4/2018 - 5h19

Considerado um dos melhores atores de sua geração, o britânico Gary Oldman finalmente ganhou o primeiro Oscar da carreira no início do ano, por O Destino de Uma Nação (2017), que chegou nesta semana à TV paga. Para interpretar o ex-primeiro-ministro Winston Churchill (1874-1965), Oldman passava cerca de quatro horas por dia na cadeira de maquiagem.

Não é a primeira vez que o ator se transforma completamente por um personagem. Em Drácula de Bram Stoker (1992), Oldman também passou por um processo intenso de maquiagem para surgir como o conde vampiro e também como morcego.

As duas transformações de Oldman renderam Oscars aos maquiadores, e a "mutação" em Churchill superou outra maquiagem impressionante: a de Jacob Tremblay em Extraordinário (2017).

Na pele de um menino portador de uma síndrome que deforma seu rosto, o ator de 11 anos levava uma hora e meia para ficar pronto (uma eternidade, já que crianças podem trabalhar no máximo cinco horas por dia segundo a lei norte-americana).

No universo dos super-heróis, chama a atenção o processo de maquiagem para tornar o galã Ryan Reynolds no deformado Deadpool (2016). E, no cinema brasileiro, a atriz Andreia Horta nem abusou da maquiagem, mas conseguiu virar uma cópia exata da cantora Elis Regina (1945-1982) no filme Elis (2016).

Confira cinco filmes em que os atores principais se transformaram completamente. Os longas estão disponíveis no Now, serviço de vídeo sob demanda para clientes da Net e da Claro TV:

Galã Ryan Reynolds (ao lado da brasileira Morena Baccarin) ficou feio para atuar em Deadpool

Deadpool
Desbocado e sarcástico, Deadpool (Ryan Reynolds) é um herói fora do comum. No passado, ele foi diagnosticado com câncer e decidiu se sujeitar a um tratamento muito alternativo, que deixou seu rosto desfigurado, repleto de cicatrizes e feridas.

Em seu primeiro filme solo, ele decide ir atrás dos responsáveis pelo experimento para se vingar e, ao mesmo tempo, garantir a segurança do grande amor de sua vida, a bela Vanessa (Morena Baccarin). O longa foi indicado a dois Globos de Ouro.

Com o cabelo curto, a atriz Andreia Horta ficou muito parecida com a cantora Elis Regina

Elis
A cantora Elis Regina tem sua história retratada em Elis, que apresenta a atriz Andreia Horta no papel da Pimentinha. O filme dirigido por Hugo Prata mostra a ascensão de uma das grandes intérpretes da música brasileira e seu temperamento explosivo, até o dia de sua morte, por overdose de cocaína e bebida alcoólica.

Elis recebeu 12 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e venceu nove estatuetas, incluindo a de melhor atriz para Andreia. Ela também foi premiada com o Kikito, entregue no Festival de Gramado.

Jacob Tremblay passou por um processo intenso de maquiagem para estrelar Extraordinário

Extraordinário
Baseado no livro de R.J. Palacio, Extraordinário conta a história de Auggie (Jacob Tremblay), menino com uma síndrome que provoca deformações na face e que, depois de passar anos sem sair de casa, enfrenta o mundo real quando vai para a escola pela primeira vez. Vítima de bullying, ele não se deixa abalar e segue otimista na busca por amigos que não liguem para sua aparência.

Julia Roberts e Owen Wilson interpretam os pais de Auggie, enquanto a brasileira Sonia Braga faz uma participação na pele da avó do garoto. Indicado ao Oscar de maquiagem, o longa foi um sucesso de bilheteria, arrecadando quase 15 vezes mais do que o seu orçamento.

Gary Oldman abusou da maquiagem para viver o envelhecido Drácula (e virou até morcego)

Drácula de Bram Stoker
Dirigido por Francis Ford Coppola, Drácula de Bram Stoker conta a história do conde Vlad Tepes (Gary Oldman). No século 15, ele volta da guerra e recebe uma notícia ruim: sua noiva se suicidou por achar que ele tinha morrido. Como a alma dela foi condenada pela Igreja Católica, Tepes renega a Deus e começa a beber sangue.

Mais de 400 anos depois, Jonathan Harker (Keanu Reeves) e sua noiva Mina (Winona Ryder) viajam para a Transilvânia e seus caminhos se cruzam com o do conde, agora chamado de Drácula, que acredita que Mina é a reencarnação de sua noiva morta e fará de tudo para reconquistá-la.

Oldman voltou à cadeira da maquiagem para interpretar Winston Churchill: vencedor do Oscar

O Destino de Uma Nação
Baseado em fatos reais, O Destino de Uma Nação conta a história dos primeiros anos de Winston Churchill como primeiro-ministro do Reino Unido. Novo no cargo, Churchill (Gary Oldman) é pressionado para fazer um acordo com Adolf Hitler, já que os soldados do país estão prestes a perder a Segunda Guerra (1939-1945).

Mas o premiê resiste à pressão de se render ao nazista e, no processo, ganha o respeito de seus colegas políticos, do rei George 6º (Ben Mendelsohn) e de boa parte dos britânicos. O filme foi indicado a seis Oscars. Ganhou dois: melhor ator para Oldman e maquiagem, para o trio Kazuhiro Tsuji, David Malinowski e Lucy Sibbick.

Notícias da TV Recomenda

O Destino de Uma Nação

O Destino de Uma Nação

Ficha técnica: Darkest Hour. Drama/Histórico. EUA/Reino Unido, 2017, 125 min. Direção: Joe Wright. Elenco: Gary Oldman, Kristin Scott Thomas, Lily James. Disponível no Now.

Por que assistir: Uma grande obra cinematográfica, que se apoia em uma atuação mais que inspirada de Gary Oldman. Não é à toa que o ator foi premiado com o Oscar de 2018, o primeiro de sua elogiada carreira. Os maquiadores que transformaram Oldman em Churchill também levaram uma estatueta por seu trabalho.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.